O Departamento de Tecnologia Química e Biológica (DTQB) foi criado em Julho de 1998, após a aprovação da criação do curso em Engenharia Química pelo Conselho Científico da Escola Superior de Tecnologia e de Gestão de Bragança (ESTiG) em Janeiro do mesmo ano.

Desde cedo, a estratégia de desenvolvimento do DTQB passou pela constituição de um corpo docente habilitado com uma formação de nível superior assinalável. Este objectivo foi já amplamente atingido: actualmente, o DTQB é composto por dezassete docentes, doze dos quais são doutorados e os restantes encontram-se em acções de formação com vista à sua obtenção. Este é o ponto de partida para o reconhecimento da ESTiG e do Instituto Politécnico de Bragança como instituições de referência.

A missão do DTQB consiste no desenvolvimento de acções de ensino, investigação e de colaboração com a indústria e meio envolvente. Estas acções têm como principais objectivos a integração dos alunos no mercado de trabalho e nos projectos de I&D e a constituição de equipas interdisciplinares, utilizando as diferentes valências já existentes na ESTiG. É, assim, objectivo do DTQB a intensificação das interacções com outras áreas da engenharia, possibilitando a contribuição do engenheiro químico em áreas como o ambiente, a biotecnologia e a indústria farmacêutica, electrónica, materiais ou biomedicina.